Balanço do TSE afirma que desta vez as votações foram mais tranquilas
A boca de urna no segundo turno não foi tão intensa quanto a ação realizada no primeiro. Desta vez o chão não foi coberto por santinhos dos candidatos. Botons, bandeiras, faixas nos muros das casas,carros plotados e até conversas, que mesmo bem distante das urnas, podem fazer o eleitor mudar de idéia na hora de votar. Esta foi a saída as pessoas que queriam tentar incentivar os eleitores.
Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, a votação tranquila. Mas mesmo assim a presença de policiais para impedir a prática da boca de urna foi intensa nos locais de votação. Na Escola Municipal Edir Terezinha, localizada no bairro Guanabara, havia um policial em cada sala.
O analista de sistemas Luiz Carlos Braga, gostou da presença de policiais dentro da escola. “No primeiro turno o chão estava coberto de papel, e as pessoas estavam nos abordando no portão da escola, e havia apenas dois policiais, desta vez foi diferente e melhor, pois a presença da polícia coibiu a prática da boca urna”, diz.
O professor de matemática Edson Santos, foi mesário por muitos anos, e sempre acompanha os trâmites das eleições. Segundo ele a prática da boca de urna é antiga e infelizmente dá resultado. “As pessoas que ainda não escolheram seus candidatos até o dia da eleição são facilmente induzidas. A falta de conhecimento é um fator chave que os praticantes usam para beneficiar os candidatos”, afirma.
De acordo com dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em todo o país 306 pessoas foram presas por crime eleitoral. Além da boca de urna, alguns bares que não respeitaram a lei seca foram multados.
Carreata
Uma carreata pró Dilma percorreu toda a região do Bairro Santa Cruz, localizado em Betim, no sábado. Ação começou por volta das 9h e terminou às 12h. Militantes do PT organizaram o evento. Apoiadores do candidato Serra, se concentraram no centro de BH, as 9h30.
Pela manhã na avenida Amazonas nenhuma manifestação foi registrada, até o fechamento desta matéria.